A História da APMHIS

​Prémios e Reconhecimentos​​​​​​
 

Prémio Hard Rock Heals Foundation Grant - Hard Rock Cafe Lisbon, 2019

 

Prémio Programa Humaniza - Fundação "la Caixa", 2018

 

Boas Práticas em Saúde, da Direção-Geral da Saúde, Lisboa, 2006​

História

 

​​A Música nos Hospitais teve início, em Portugal no ano de 2002, através de uma conferência do Professor Victor Flusser da Universidade de Marc Bloch, Estrasburgo, numa reunião do Instituto de Apoio à Criança.

Em 2003, a organização de uma jornada internacional, com conferências de profissionais de saúde e da música franceses, italianos e portugueses, assim como intervenções de músicos franceses e italianos em hospitais portugueses, em Lisboa e Coimbra, foi decisiva para a implementação do projeto em Portugal.

A realização de um Protocolo de Parceria entre os Hospitais Garcia de Orta e de D. Estefânia, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta e o Instituto de Apoio à Criança, permitiu que o 1º curso de Formação de Músicos tivesse início em Outubro de 2004.

Os estágios dos músicos foram realizados nos serviços de pediatria dos hospitais Garcia de Orta (HGO), D. Estefânia (HDE), Prof. Doutor Fernando da Fonseca (HFF), e nos lares de idosos Mansão de Marvila, ARIFA e S. Lázaro da Sta. Casa da Misericórdia de Almada.

​A Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS) foi formalmente constituída em Abril de 2006 pela Dr.ª Ana Jorge e pelos primeiros músicos especializados nesta área, da formação de 2004-2005. Tem nos seus órgãos sociais e de direção pessoas com mérito reconhecidas da área da saúde assim como na música e áreas congéneres.



Trata-se de um projeto sólido, com cerca de 14 anos e com grandes perspetivas de crescimento, que conta já com 6 edições do curso de formação de músicos e a presença em 30 instituições, no total.



A APMHIS tem uma atividade intensa e ininterrupta ao longo do ano, com as suas intervenções musicais nas instituições protocoladas, participações em congressos, momentos comemorativos das equipas de saúde e das instituições onde o projeto se desenvolve. 

Em Dezembro de 2011 foi-lhe atribuído o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e inscrita no Livro das Instituições com Fins de Saúde pela Segurança Social.



Desde 2004, a Música nos Hospitais tocou mais de 200.000 beneficiários, entre crianças, idosos, familiares e profissionais de saúde.

 

 



Apoios e Patrocínios

BPI_FLC_H(cic).jpg
iLabSaude.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now